Dessa vez com um glamour especial, pois será a celebração dos 40 anos de existência, o Rock in RIO, desde a sua primeira edição em 1985, vem sendo um dos mais amados, aguardados e celebrados festivais de música do mundo. Não há como negar a importância desse evento que já faz parte do calendário do Rio de Janeiro e que acontece a cada 2 anos.
Desde a sua criação, o Rock in Rio atravessou fronteiras, se expandindo por outros países como Portugal, Espanha e Estados Unidos, confirmando ainda mais a magia que o festival provoca, sendo palco de momentos inesquecíveis, com apresentações icônicas e diversão para todas as idades, superando a cada edição as expectativas do público.
A edição de 2022 pôde ser tida como uma edição voltada à celebração da vida, da liberdade de ir e vir, do encontro com amigos, enfim, do retorno à Cidade do Rock, em um momento pós-pandemia, onde uma imensidão de crianças, jovens, idosos festejavam a nova era, pode se dizer.
A diversidade musical e cultural no Rock in Rio está na extensa lista de artistas que já passaram pelos palcos do festival, desde os nacionais como Ivete Sangalo, Capital Inicial e até Djavan, como na edição anterior, além das atrações internacionais como Beyoncé, U2, Bruce Springsteen, sem deixar de mencionar a apresentação inesquecível do Queen na primeira edição em 1985.
Apesar de ter sido batizado de Rock in Rio, o festival cada vez mais abraça vários estilos musicais como o Hip-Hop, Axé, Música Eletrônica, dentre outros, sem qualquer distinção entre eles, o que permite agradar a todos, sem exceção. Há atrações para todo tipo de público.
Mesmo se tratando de um festival com a apresentação de ícones da música, é unânime a magia que os artistas sentem durante suas apresentações. Não há quem não se emocione e nem se sinta abraçado!
Não apenas de música vive o evento. Os organizadores desde o ano de 2001 buscam dar atenção especial à sustentabilidade, com ações voltadas à promoção de uma maior conscientização daqueles que estarão no evento, com iniciativas voltadas à redução e reciclagem de resíduos, uma vez que, para um mundo melhor o meio ambiente precisa ser resguardado, pois a redução dos impactos ambientais é capaz de promover mudanças significativas e positivas em todos e para as gerações futuras
A campanha implementada na edição de 2022 sob o título “Por Um Mundo Melhor” foi aderida por um público expressivo. Ao longo da Cidade do Rock se via pontos de reciclagem espalhadas e pessoas empenhadas nessa iniciativa reforçando a parceria do evento não apenas com o festival em si, mas também com a sustentabilidade.
Uma atenção especial deve ser dada a essa edição que vem com muitas novidades e tecnologias, onde experiências imersivas e inovadoras tornarão os dias de Setembro na cidade da magia inesquecíveis. Palcos temáticos e interativos, entretenimentos com realidade virtual, jogos e workshops, um dia especial aos artistas brasileiros, a celebração da diversidade, da inclusão e da sustentabilidade, promovendo ainda mais a igualdade e a representatividade.
Vale a pena conferir o que essa edição reservou!
Por Noemia Levy